Berna – Um gigantesco acelerador de partículas, com o nome de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, foi hoje acionado na Suíça. Considerado a mais importante experiência da história da humanidade vai tentar recriar Big Bang.
O projecto está em preparação há vinte anos com um custo estimado em mais de 3 bilhões de euros foi projectado para atirar partículas de protões umas contra as outras quase à velocidade da luz. A libertação maciça de energia causada pelo choque das partículas simularia as condições após a explosão que deu origem ao universo, o Big Bang.
“Vamos conseguir analisar a matéria mais profundamente do que jamais conseguimos”, disse Tara Shears, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, citada pela BBC. “Poderemos observar do que o universo se constituía bilionésimos de segundo depois do Big Bang”, afirmou.
O acelerador foi construído pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) em um laboratório subterrâneo na fronteira franco-suíça. É a maior máquina alguma vez construída pelo homem, tem 8 quilómetros e meio de diâmetro, formando um círculo com quase 28 quilómetros.
O LHC, irá acelerar prótons a uma velocidade próxima à da luz (300 mil quilômetros por hora) e fará com que eles se choquem entre si em quatro pontos de colisão. O objetivo é promover a desintegração de partículas, para que outras se criem e, a partir daí, tentar responder a perguntas fundamentais para qualquer área do conhecimento humano: como o universo começou? De que ele foi feito? Existem outras dimensões?
Os diferentes setores do acelerador estão sendo acionados há muito tempo, em um procedimento que exigiu o seu resfriamento a temperaturas próximas daquilo que a ciência chama de “zero absoluto”: 271 graus Celsius negativos, a mais baixa temperatura a que a física consegue chegar. Esse resfriamento, iniciado em julho, é fundamental para acelerar os prótons no anel principal de uma quilométrica circunferência.
Muito bom o post Franklin!!!
É muito legal estas coisas de energia… só espero que estas descobertas sejam de valia para o povo e não só para explicar coisas e situações.
Seria interessente que no meio disso tudo descobrissem também, por exemplo, como eliminar as partículas do câncer no corpo de uma pessoa….
Abraços!
O ME FALARAM SE DAR UM ERRO PODE ACABAR COM O MMUNDO
PODE SIM SEU BURRO E VAI ACABA
A VELOCIDADE DA LUZ NÃO É 300 MIL KM POR HR E SIM 300MIL KM POR SEGUNDO